O Software ORSE – Orçamento de Obras de Sergipe é desenvolvido, mantido e distribuído gratuitamente pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas – CEHOP

O software foi criado para atender a determinação contida nos artigos 8º e 9º da Lei Estadual nº 4.189 de 28/12/1999 que criou o Sistema Estadual de Registro de Preços para Obras e Serviços de Engenharia de Sergipe.

O sistema ORSE

O ORSE é um sistema que permite a elaboração de orçamentos de obras e gerenciamento de insumos e composições de preços de forma rápida, prática e segura, oferecendo mecanismos avançados de busca e organização dos dados.

É usado em praticamente todo o país, indicado como referência de custos unitários de serviços por vários órgãos de controle estatais. É reconhecido pela qualidade técnica e pela eficiência da atualização periódica dos preços dos insumos e da estrutura de suas composições.

Além dos orçamentos, o software produz cronogramas, curvas ABC de insumos e serviços, relatórios gerenciais e cadastrais, ou seja, toda a documentação necessária para o registro e o gerenciamento de obras em geral.

O ORSE é composto de duas fontes de referência de preços, incorpora as tabelas de insumos e composições de preços do SINAPI/SE e um banco de dados próprio, priorizando as características locais no que se refere à produtividade e aos materiais utilizados nos serviços da construção civil no Estado de Sergipe. A pesquisa é feita no mercado local ou regional, quando o item não for encontrado na praça será verificado a disponibilidade em outra região.

A manutenção do sistema é composta por duas equipes de profissionais. A área de informática é encarregada de manter, dar suporte e atualizar o sistema, incorporando recursos ou ainda quando novas tecnologias surgirem para incrementar sua performance. Os engenheiros e técnicos, gerenciam a coleta de preços mensal, atualizando os custos de insumos e serviços do banco de dados próprio do ORSE. A equipe técnica de engenharia também fica responsável pelo cadastro, exclusão e correção de eventuais distorções nas composições de preços unitários do sistema.

O software ORSE têm importância fundamental para os que lidam com orçamentos de obras, não somente por se tratar de um sistema amplamente utilizado por empresas, órgãos federais, estaduais e municipais como também pela confiança adquirida ao longo dos anos entre os milhares de usuários em todo o Brasil.